FRASES PARA REFLETIR

Para que o mal triunfe, basta que os homens de bem se omitam... (Edimund Burk)

O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons... (Matin Luther king)

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe... (Epíteto)

O maior castigo para quem não se interessa por política é que serão governados pelos que se interessam... (Arnold Toynbee)

O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas... (Disraeli)


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONCEITOS



Para começar. É bom a gente conhecer e aprender alguns conceitos...

Cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. Isso implica no efetivo exercício dos direitos civis, políticos      e sócio-econômicos, bem como na participação e contribuição para o bem-estar da sociedade. A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva, significando a concretização dos direitos humanos.

Cidadão é todo aquele que participa, colabora e argumenta sobre as bases do direito, ou seja, é um agente atuante que exerce seus direitos e deveres. Ser cidadão implica em não se deixar oprimir nem subjugar, mas enfrentar o desafio para defender e por em pratica seus direitos.

Direitos Humanos são valores, princípios e normas que se referem ao respeito à vida e à dignidade. A expressão refere-se a organizações, grupos e pessoas que atuam na defesa desse ideário. Os direitos humanos estão consagrados em declarações, convenções e pactos internacionais, sendo a referência maior a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Constituição do Brasil se compromete no artigo 1º, à prevalência dos direitos humanos nas relações internacionais e, nos arts. 5º e seguintes, define os direitos e garantias fundamentais.

Democracia significa governo do povo, assegurado pelo gozo dos direitos de cidadania. Assim, quando há isonomia, ou seja, igualdade diante da lei, há democracia. A visão clássica de democracia é assentada nos princípios da participação coletiva e igualdade de todos, frente ao sistema de representação política e de igualdade perante a lei. O art. 1º da Constituição do Brasil afirma a democracia formalmente, definindo como seus fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e o pluralismo político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.